sábado, 28 de julho de 2018

ACL na FLIP (4º dia)

Sábado foi dedicado a participarmos das palestras e bate-papos. A programação se espalha pelas casas abordando os mais variados assuntos e personagens, mostrando o quão rico é este evento.







Começamos pela Casa Philos, que pela manhã ofereceu duas palestras: uma sobre ocupar a cidade com intervenções literárias e outra sobre poesia e seus caminhos. Rafael esteve na primeira e Pietro na segunda.





Ao meio-dia, o grupo se reuniu no auditório da praça, espaço principal da FLIP, para acompanhar o historiador britânico Simon Sebag Montefiori que publicou trabalhos biográficos sobre a Rússia, desde os Romanov até Stálin e faz uma análise de Putin e Trump.







No barco FLIPEI, as mesas da tarde abordaram questões políticas muito atuais aos olhos da esquerda, com grandes preocupações com o cenário reacionário e neoliberal que se espalha pelo país. O momento exige posicionamento ideológico muito claro.





Já a noite estivemos no bate-papo conhecido por “Você é o que você lê” o qual trouxe os cronistas Xico Sá, Maria Ribeiro e Gregório Duvivier para uma desconstraída viagem sobre a nossa literatura.




E mais tarde encerramos a noite no espaço da EDP, agora com a noite brasileira servindo cachaça e sanduíche de pernil com guaraná ao som de vários nomes da MPB. Assim foi a última noite da FLIP para nós da ACL. Felizes em participar desta experiência, regressaremos amanhã cedo ao Rio para pegar nosso vôo com o sentimento de ter participado de um dos mais importantes, quiçá o principal, evento literário do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário