sexta-feira, 6 de setembro de 2024

7ª FLIC

Livros de autores da ACL

A 7ª Feira Literária do Cruzeiro – FLIC 2024 realizada na sexta (30/8) e sábado (31/8) na Praça do Artesão (Cruzeiro Novo) começou com a abertura do Presidente da ACL André Coelho. Na sequência tivemos o Coral Paz e Amor, que tem em seu elenco nossos acadêmicos Lucimar Rodrigues e Magu Cartabranca, trazendo a alegria e simpatia já conhecidos pelos cruzeirenses. Logo após, tivemos um dos momentos mais bonitos da Flic, com a presença da Academinha Soma de Letras, que nos presenteou com um encontro de gerações, o Coral da Terceira  e os jovens escritores iniciando sua jornada na vida tanto cotidiana como literária.


Enquanto ensaiava-se o intervalo, no horário do almoço, tivemos a grata surpresa e apresentação do acadêmico Ray Torquato que gentilmente embalou a entrada da tarde quente e empoeirada e a fez lúdica e tranquila com seus couvers e músicas autorais.


O Coral Fraternidade, do qual faz parte nossa acadêmica Ana Magalhães, se apresentou pela primeira vez na FLIC e com seis meses de ensaios mostrou que vão longe com vozes fortes e a serenidade que a vida lhes deu com o passar do tempo.

Finalizando as apresentações de sexta, Danne Strauss, Sergio Dame e Salma Benício com a participação dos alunos do colégio Soma, fez com que a sexta-feira ficasse com gosto de quero mais.

Claro que não podemos deixar de comentar que além da comunidade, os visitantes de vários seguimentos nos prestigiaram, como o administrador do Sudoeste Sardinha, a escritora Deusinha, a DJ Edivânia Raquel, o gerente de Cultura do Cruzeiro Kleber Dias, a servidora pública do Conselho Tutelar Vivi Dourado, servidores da Administração Regional do Cruzeiro, Fabiano da Silva, Antonio, além dos parceiros Neusa e Roberto Aguiar.

O sábado começou com capoeira do grupo Senzala apresentado pelo Mestre Catito, que encantou pelas tradições africanas nos seus cantos, danças, gingados que traz toda a força da capoeira brasileira tão representativa no mundo inteiro. 

A FLIC 2024 foi recheada de novidades e estreias. Teve o Grupo de Teatro Noigandres com um trecho da peça do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, que é o patrono da ACL. 

E por falar em novidades e fazendo sua estreia no mundo musical, o grupo Os Novos Bacanos, composto por jovens talentosos, transformou o final da manhã numa agradável melodia na voz de Sofia.

A tarde foi mais literária com o lançamento do livro Eclipser do escritor Pietro Costa e o lançamento do Almanaque Aruc 60 anos do escritor Rafael Fernandes, ambos fizeram uma dinâmica de perguntas e respostas, entre declamações poéticas e explanações de suas obras. 

Na sequência uma palestra sobre academias de letras apresentada pelo presidente do Sindicato dos Escritores do DF, Marcos Linhares, trazendo muitos questionamentos e um debate proveito para todos.

Tivemos também a visita do Neném, assessor do parlamentar Robério Negreiros, Dona Marlene do Coral Paz e Amor, do professor de teatro Fábio da Silva, do diretor e vice-diretor do Cemi, Getúlio e Humbertanio, dos proprietários do sebo e café Amado Jorge e família, do Hamilton Zen – Presidente da Tribo das Artes, Raul Larrosa escritor e digital influencer, e também do Claudeci assessor do administrador do Cruzeiro e de Gerente de Esportes do Cruzeiro Bebeto, sem contar com a participação da comunidade local.


Finalizando com o Sarau Cruzeiro em Letras e agradecendo a presença do artesanato do Cruzeiro, do artesanato indígena, as instituições literárias, a ACADOS, ALB-DF, Casa da Essência, Sebo & Café Amado Jorge e o público geral, que compareceu e participou efetivamente do evento, sem deixar de falar das parcerias, Administração do Cruzeiro, Banca Aguiar, Caesb, ARUC, Restaurante Gandaia e Feira Permanente do Cruzeiro.

Texto: André Coelho & Mauro Rocha
Fotos: Dulci Coelho, André Coelho, Laura Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário