segunda-feira, 9 de setembro de 2024

2ª FLI Paracatu

 A ACL esteve presente na 2ª Festa Literária de Paracatu, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Danne Strauss, Laura, Rafael Fernandes, Ana Magalhães e Ivan Gusmão

Quem chegou primeiro, no sábado, foi o poeta Ivan Gusmão Cavalcante, que acompanhou a palestra de Igiaba Scego, Conceição Evaristo e Jamil Chade pela noite e as apresentações culturais da noite. Já no domingo, chegou a comitiva formada por Rafael Fernandes, Ana Magalhães e Danne Strauss. O primeiro compromisso foi na sede da Academia de Letras do Noroeste de Minas.



Acompanhamos o interessante debate: "O papel das Academias de Letras na salvaguarda do patrimônio imaterial" intermediada pela presidente da ALNM, Daniela Prado e com os representantes das Academias de Letras de Araxá e Unaí, respectivamente: Luiz Humberto França e Arthur Henrique Pereira. França é também vice-presidente da Associação de Academias de Letras de Minas Gerais. Foi enriquecedor esta troca de experiências entre Academias. Ao final uma troca de publicações, onde deixamos nossas três coletâneas e recebemos dois exemplares da Revista Entre Letras.


Palestra na sede da ALNM

Logo na sequência tivemos o momento de Ana Magalhães na Praça de Autógrafos ao lado da Igreja do Rosário, onde relançou suas obras. Estivemos prestigiando e também interagindo com outros autores que lançavam livros independentes no local.



Depois foi o momento do almoço e de caminhar pelo centro histórico de Paracatu, onde visitamos a Casa de Cultura e as ruas da cidade. De volta à área da FLIParacatu, aguardamos o último horário de lançamentos.




A partir das 16h foi a vez de Rafael Fernandes relançar dois livros: De capa, máscara e boné e o Almanaque ARUC 60 anos. Outros escritores ocupavam as mesas e tivemos mais um momento de interação e troca de livros entre os autores. 



Participar destes eventos é importante para ocupar espaços de resistência e trocar experiências. Não são poucos os autores independentes que produzem trabalhos e buscam divulgar seus trabalhos. A FLI Paracatu se mostrou um ótimo espaço para quem é de Brasília interagir com outras cidades. Há apenas duas horas e meia de viagem, vale muito a pena voltar ano que vem com mais membros da ACL para esta experiência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário