quinta-feira, 7 de outubro de 2021

SAUDADE E GRATIDÃO - A NOVACI LULA

 




SAUDADE E GRATIDÃO

 

 

Já dizia Proust que a ausência é a mais indestrutível e fiel das presenças, para quem ama.

 

Ele tinha razão.

 

É pela vivência da saudade, que descortinamos a fina película do cotidiano.

 

Assim, ela consegue revisitar, ao longo das esquinas da memória afetiva, os instantes, permutas, gestos, conselhos e palavras que façam vir à tona, com veemência e veracidade, a presença de quem nos deixou inconsoláveis.

 

Sim. O nobre amigo e confrade, Novaci Lula, partiu, fortuitamente, para a morada eterna, no dia 06.10.2021, um mês antes de completar 90 anos.

 

Fundador da Academia Cruzeirense de Letras, patrono Jorge Amado, cadeira de nº 20, com várias obras publicadas, sempre participou, com distinto entusiasmo, de nossas atividades.

 

Impossível esquecer-se de sua simpatia e jovialidade, de seus belíssimos poemas, crônicas e argutas reflexões.

 

Dele recebi, em várias ocasiões, conselhos edificantes e um vigoroso incentivo, de forma afável, generosa e paternal. E assim procedia com todos de nosso Sodalício.

 

No pergaminho de nossas almas, fica o registro indelével de seu vasto legado de generosidade, sabedoria, humanismo, dedicação à literatura e, sobretudo, de sua alegria de viver.

 

Deus o receba em toda Sua glória, no lar espiritual, na certeza de que nosso dileto amigo iluminará os saraus angélicos, na alegria da poesia, com seu magnânimo estro!!!

 

Que as lágrimas da saudade façam florir em nossos corações pétalas de luz, aliviando a dor pungente da despedida inesperada com o bálsamo da gratidão pelo engrandecedor convívio.

 

A Academia Cruzeirense está de luto. Com imenso pesar, externamos o nosso mais profundo sentimento de solidariedade aos familiares e amigos.

 

"Por vezes passamos por vicissitudes/Algumas deixam rastros eternos/Outras colocamos no rol do esquecimento/Umas são necessárias como experiência/em que pese essas incoerências/Não se deve maldizer a vida/Ela é um contínuo divino/Que ilustra a pessoa humana/como uma obra acabada e aperfeiçoada" (Contínuo Divino, de Novaci Lula).

 

Fraternalmente,

Pietro Costa - Presidente da Academia Cruzeirense de Letras.

07.10.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário