sábado, 21 de dezembro de 2024

Morre João Medeiros, pioneiro de políticas públicas para idosos no DF

O professor tornou-se uma referência nacional no âmbito da gerontologia e foi o criador de iniciativas pioneiras para o público 60+, como a articulação que resultou na criação dos primeiros grupos de convivência para idosos em Brasília

por Davi Cruz, Correio Braziliense de 20/12/2024

O professor João Batista de Medeiros foi pioneiro em políticas públicas para pessoas idosas - (crédito: Arquivo pessoal)

Morreu João Batista de Medeiros, considerado um dos maiores defensores dos direitos da pessoa idosa no país. O professor tornou-se uma referência nacional no âmbito da gerontologia e foi o criador de iniciativas pioneiras para o público 60+. Ele faleceu aos 91 anos, vítima de pneumonia e mal de Alzheimer, doença que também levou sua esposa, há sete meses.

João Batista de Medeiros foi um visionário na luta por políticas públicas destinadas à dignidade e à valorização da pessoa idosa. Durante a década de 1980, participou de uma seminário no Rio Grande do Sul sobre gerontologia, o estudo do envelhecimento. Encontrou um amigo que morava na França e relatou que lá existiam pequenas vilas onde os idosos se reuniam no fim da tarde para conversar, jogar e tomar chá. Inspirado, ele iniciou a articulação que resultaria na criação dos primeiros grupos de convivência para idosos em Brasília.

Esses espaços, além de promoverem socialização, saúde mental e acolhimento, foram embriões de centros de convivência para a terceira idade nas regiões administrativas. Em  1997, sua atuação determinou a criação da primeira Secretaria para Assuntos do Idoso do Brasil, pela Lei nº 1.445. A partir daí, foi implantado o telefone 1401, um canal de atendimento para dúvidas jurídicas e outros direitos. 

Homenagens 

Zilda de Souza Sanchez, ex-colega de trabalho de João Batista de Medeiros, lembra com carinho o legado deixado por ele. Em carta aberta, ela destaca a importância do professor na criação de uma rede de apoio que contou com a adesão de nomes como Vera Terezinha, Marina Recena e Aldair Rocha. ”A história do envelhecimento no DF não seria a mesma sem o empenho e a visão de futuro do professor Medeiros”, afirma.

O deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF) lamentou a perda e reforçou o impacto do trabalho do pioneiro. “Seu legado continuará inspirando todos que acreditam em uma sociedade mais justa e respeitosa. Medeiros marcou a história das políticas públicas e a vida de quem teve o privilégio de conhecê-lo”, declarou.

A Academia Cruzeirense de Letras também lamentou o falecimento de João Batista de Medeiros, membro efetivo da cadeira n° 15, que tem como patrono Mário Quintana. "Personalidade marcante do Cruzeiro. Foi um dos membros mais ativos em nossas participações na Feira do Livro de Brasília e na Bienal, sendo recordista de vendas com suas obras que eram oferecidas com muita simpatia a quem passava por nosso estande. A ACL está em luto e oferece seus sentimentos aos familiares e amigos", informa.

O velório será realizado neste sábado, a partir das 9h, e o sepultamento, às 11h30, na capela cinco do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. João Batista de Medeiros deixa quatro filhos, nove netos e oito bisnetos.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Sarau 65: Homenagem a Fernando Pessoa e aos 65 anos do Cruzeiro

 


A Academia realizou seu último Sarau Cruzeiro em Letras do ano em uma ocasião muito especial, marcada por uma feliz coincidência. Nosso primeiro sarau ocorreu em novembro de 2014, como parte das comemorações dos 55 anos do Cruzeiro. Dez anos depois, realizamos mais um sarau em novembro, a 65ª edição, justamente na programação dos 65 anos de aniversário de nossa cidade.

Mauro, André, Conceição e Kleber

Na ocasião tivemos a posse de mais uma acadêmica. Conceição Costa tomou posse na cadeira 60, tendo como patronesse Hilda Hist. Moradora de Águas Claras ela assume como membro correspondente e se junta à família ACL.

Váldima Fogaça

Na sequência, tivemos Váldima Fogaça fazendo sua apresentação sobre o patrono Fernando Pessoa, com passagens de sua trajetória e declamando alguns de seus mais famosos versos. Foi uma bela apresentação sobre o escritor português, único patrono não brasileiro em nossa acádia.

Sirlene Maria

Sergio Dame & Salma Benício

Rafael F.Souza

E logo vieram as apresentações de poesias e músicas por parte de nossos componentes. Estiveram presentes para declamar: Sirlene Maria, Rafael Fernandes, Danne Strauss, Ana Magalhães, João Ponciano, Anna Carolina, Hákila Souza, Salma Benício, Marcos Fabrício, Regina Lima, Pietro Costa e Dulci Coelho.

Duo Accordi : Eleni e Chico Nogueira

Ana Magalhães

Fabiano - Canal Gente Boa

Marlene Cerqueira

As apresentações musicais foram realizadas por Sergio Dame, acompanhado por Salma Benício e por Lucimar Rodrigues, acompanhada por Danne Strauss; e também a apresentação do Duo Accordi: Eleni e Chico Nogueira.  

Lucimar Rodrigues & Danne Strauss

Mauro Rocha

João Ponciano

Anna Carolina & Hákila Souza

Vinícius, Ivy e André

Outras visitas ilustres nesta noite foram de dona Marlene, do Grupo Paz e Amor; de Fabiano do canal Gente Boa; dos poetas Ednaldo da Tribo das Artes e Cacá Guedes; Edivânia Rachel, Luciana Lucena e ao final, uma apresenta surpresa de Lohany Kayná com a filha Niara cantando "Superfantástico" do Balão Mágico.

Marcos Fabrício

Edivânia Rachel

Ednaldo, da Tribo das Artes

Regina Lima

Luciana Lucena

Pietro Costa

Dulci Coelho

Cacá Guedes

Lohany Kayná e a filha Niara

Esta edição foi realizada na área externa do Amado Jorge Sebo e Café, com estrutura montada pela Administração Regional do Cruzeiro que colocou tendas, mesas, cadeiras, som e luz para ampliar o espaço e dar maior visibilidade, uma vez que o evento faz parte da programação do aniversário de 65 anos do Cruzeiro.

Rafael, André, Gustavo Aires, Danne, Mauro e Vinícius



sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Sarau 64: Homenagem a Lya Luft e Monteiro Lobato


Realizamos nosso penúltimo sarau oficial do ano, mais uma vez no Sebo e Café Amado Jorge no Cruzeiro Velho, na noite de 31 de outubro, Dia do Saci e noite de Halloween. O Sarau foi conduzido por Mauro Rocha, pois nosso presidente André precisou se ausentar por motivos de saúde.

Mauro Rocha

Este sarau teve a homenagem aos escritores Lya Luft, patronesse de Ana Beatriz que fez sua apresentação e a Monteiro Lobato, homenageado por Mardonio Azevedo com uma poesia e logo depois por uma reflexão de Rafael Fernandes sobre sua obra, considerando que 31 de outubro é o Dia do Saci.

Ana Beatriz

Mardonio e Rafael

Não faltaram também as apresentações, tanto musicais quanto de poesias, em uma noite fria aquecida pela interpretação por parte de nossos imortais.

Ana Magalhães

Danne Strauss

Laura Costa

João Ponciano

Siddha Abraxas

Vanda Lucena

Luiz Felipe Vitelli

Salma & Sérgio Dame

O Sarau terminou com a apresentação da banda composta na hora por Lucimar Rodrigues, Danne Strauss, Salma Benício, Sergio Dame e Robério Negreiros.




segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Sarau Cruzeiro em Letras - Especial de 10 anos - 2º bloco

 

Sirlene Maria

Márcia Tauil

Luiz Felipe Vitelli

Salma Benício

Dulci Coelho

Anna Carolina

Marcos Fabrício

Sérgio Dame

Ana Beatriz

André Coelho


domingo, 20 de outubro de 2024

Sarau Extra: Homenagem a Manuel Bandeira e Plínio Marcos


Realizamos uma edição extra de nosso sarau no sábado, dia 19, para oferecer uma opção a quem não poderia participar na quinta a noite e foi um sucesso, com casa cheia no Sebo & Café Amado Jorge e um recorde de posses: cinco novos acadêmicos assumiram suas cadeiras.

Rafael declama poema de Gustavo

Começamos com a posse do Membro Correspondente Gustavo Anjos, que participaria de maneira remota de Caetité-BA. O sinal de internet no entanto não permitiu maior interação de Gustavo, e ele foi representado por Rafael Fernandes que leu a poesia enviada por ele, e assim a posse foi feita de maneira simbólica.

Posse de Váldima Fogaça

Posse de Vanda Lucena

Posse de Vera Regina

Na sequência, as posses presenciais de 3 "V": Vanda Lucena assumiu a cadeira 31 (Patrono Caio Fernando Abreu); Váldima Fogaça assumiu a cadeira 49 (Patrono Fernando Pessoa) e Vera Regina assumiu a cadeia 51 (Patrono Fernando Sabino). A primeira como membro efetivo e as demais como membros correspondentes.
Ivan
O momento de homenagem aos patronos começou com Ivan Gusmão Cavalcante apresentando a vida e obra de Manuel Bandeira, e falar sobre as características de seus textos que começou como parnasianista, mas se consolidou como modernista.

Fiúza

E logo depois, Luiz César Fiúza apresentou momentos marcantes da carreira de Plínio Marcos e fez referência a obras como Abajur Lilás, Dois perdidos numa noite suja e outras obras consagradas nos palcos. Fiúza teve a oportunidade de conhecer Plínio Marcos pessoalmente e fez um belo relato sobre o autor.
Tati Flor de Maio
Tivemos ainda a posse de Tati Flor de Maio, que por outros compromissos, já havia combinado que chegaria durante o sarau. E assim, ela também assumiu a sua cadeira, de número 27, tendo como Patrono Tomás Antônio Gonzaga. Logo mais, começaram as apresentações alternando música e declamação com nossos membros e convidados.

Danne Strauss

Bruno Black

Sergio Dame

Vivi Seven

Salma Benício

Ana Magalhães

Anna Carolina

Regina Lima

Após as apresentações, o presidente André Coelho e o vice Mauro Rocha fizeram alguns informes, seguidos por Rafael, Danne e o anfitrião Vinícius do Amado Jorge. Mais um sarau chegou ao fim com muito sucesso e um grande público.


Texto: Rafael F.Souza
Fotos: Dulci Coelho, Rafael e Laura