sexta-feira, 26 de junho de 2015

4º Sarau do ano

E chegamos ao quarto Sarau Cruzeiro em Letras deste ano, tendo como tema as Festas Juninas. Desta vez teve não teve chuva (É verdade!) O clima frio da noite combinou com o tema que foi embalado pelas declamações e textos sobre este tão importante festejo nacional. A decoração do salão foi uma gentileza do Grupo Paz e Amor que promovera sua festa junina na véspera e teve Dona Marlene presente para prestigiar.
Ana Cunha fala sobre a origem das Festas Juninas
O Sarau vem apresentando quadros fixos, como a apresentação musical de Lucimar (voz) e Alacyr (violão) e a Entrevista da noite. Ao longo do sarau, acadêmicos e convidados apresentam seus textos, e entre poemas e contos, um arraial literário tomava conta do Salão de Múltiplas Funções da Biblioteca do Cruzeiro.

Alacyr apresenta seu solo instrumental
Nesta noite tivemos o retorno de dois acadêmicos que estiveram afastados recentemente por razões de saúde, mas tão logo se recuperaram, não abriram mão de participar desta noite. Adamor Maciel e João Medeiros apresentaram crônicas belíssimas que remetiam ao universo interiorano que caracteriza o período junino.
João Medeiros
Adamor Maciel
O entrevistado desta noite por Magu Cartabranca foi o potiguar Severino Novaci Lula, que pode contar um pouco de sua história de vida, sua chegada ao Cruzeiro e as suas inspirações para produzir textos tão originais.
Magu e Seu Lula
O clima junino embalado por literatura e informação seguiu, com Seu Lula também contando algumas informações sobre tradições juninas e a escritora Sidda Abraxas apresentando referências celtas que compõem os festejos de 24 de junho, que na era Cristã se tornaram a noite de São João. E ao final das apresentações a confraternização com uma deliciosa canjica e bolo de mandioca para manter o bom costume.
Acadêmicos e convidados em mais um Sarau.
Veja mais fotos do Sarau na página da Casa da Memória do Cruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário