História

A proposta de se criar uma Academia de Letras no Cruzeiro é antiga, mas só foi posta em prática no ano de 2014. O pouco contato entre os escritores locais sempre foi a maior dificuldade. Foi após uma visita do então administrador regional do Cruzeiro à Academia Taguatinguense de Letras em março deste ano, que a proposta voltou a ser levantada. A Administração Regional então se propôs a divulgar um encontro entre escritores do Cruzeiro para debater e a partir daí criar uma academia local. O projeto ficou a cargo do então gerente de cultura Rafael Fernandes de Souza e do Assessor de Comunicação Magu Cartabranca, ambos também escritores.
Visita do então Adm.Regional à Academia Taguatinguense - 6 de março de 2014
A divulgação no site oficial da Administração Regional apresentou um resultado tímido, mas importante. Em um primeiro momento apenas dois escritores responderam ao chamado. O poeta Mauro Rocha passou então a frequentar as reuniões do Conselho Regional de Cultura, que reúne membros de diferentes segmentos culturais da cidade e a ideia ganhou mais apoio.



A proposta foi abraçada pelo Conselho Regional de Cultura do Cruzeiro, que promoveria uma reunião ampliada para o debate de criação. Um esforço maior de divulgação permitiu maior alcance, conseguindo-se inclusive matérias em sites e uma reportagem no DF TV da Rede Globo em 5 de agosto.



Com esta mobilização a reunião na noite de 6 de agosto no Auditório do Centro Cultural Rubem Valentim marcou a inauguração da Academia Cruzeirense de Letras, que contou com a presença de dez escritores da cidade, os quais tornavam-se então, os imortais fundadores desta nova associação cultural.


A partir deste primeiro encontro, a Academia começou a se estruturar, registrando seu estatuto, elegendo os patronos para as cadeiras e abrindo espaço para que novos escritores cruzeirenses se integrem ao grupo. Participando de atividades literárias na cidade no segundo semestre de 2014, a Academia promoveu sua primeira atividade em novembro com o primeiro Sarau Cruzeiro em Letras, parte das programações do aniversário de 55 anos do Cruzeiro, e que apresentou a Academia definitivamente para a comunidade.

1º Sarau Cruzeiro em Letras: Lançamento da Academia